Notícias

"Minha ideia de sustentabilidade é manter um ambiente de trabalho positivo", diz Tramontina

    Clovis Tramontina não atrela sustentabilidade apenas a meio ambiente. Convidado a palestrar em abril na Fiema, em Bento Gonçalves, ele sabe que o conceito se expande a outras áreas, como a social e a econômica, por exemplo. E faz disso parte da gestão que conduz a Tramontina e seus mais de 8 mil funcionários a marcar presença em mais de 120 países.

     É esse jeito de liderar os projetos da empresa a base de sua participação no Meeting Empresarial, uma reunião de grandes líderes que contará ainda com os empresários Antonio Joaquim de Oliveira, da Duratex, e Oscar Motomura, da Amana-Key. “Minha ideia de sustentabilidade é manter empregos bons, saudáveis, em um ambiente de trabalho positivo”, diz o empresário. A razão é simples: é nas organizações que os colaboradores passam a maior parte do tempo. “As pessoas dedicam as melhores horas de sua vida às empresas. O ambiente de trabalho precisa ser ótimo”, observa.

     Neste ano, o Meeting Empresarial - um dos seis eventos do FiemaCon, atração simultânea à feira voltada ao networking e ao conhecimento - abordará o tema "Atitudes sustentáveis: nosso jeito de ser e fazer, garantindo resultados", no dia 10 de abril.

    Para o presidente do Conselho de Administração da Tramontina, um dos grandes problemas atuais é o da água. “Pela nossa localização geográfica, não temos recursos hídricos superficiais disponíveis e dependemos de poços profundos. Nossa preocupação é viabilizar a reutilização da água nos processos produtivos”, destaca. O empresário também falará do conceito de simplicidade que permeia a empresa criada por seu avô e hoje é referência em metalurgia, com seus mais de 18 mil itens produzidos, entre os quais as conhecidas ferramentas e utensílios de cozinha. "As pessoas trabalham aqui por oportunidades. A melhor empresa é a que gera lucro, paga imposto, paga fornecedores e paga salários", pondera o presidente da Tramontina.

     A companhia também busca por oportunidades. E a sustentabilidade foi uma delas. O processo para chegar a esse patamar ocorreu de maneira evolutiva dentro da empresa. A preocupação com o consumo da água e com os resíduos, por exemplo, foi sendo incorporada ao longo dos anos. “Temos uma solução de gerenciamento de resíduos para longo prazo. Além disso, estamos sempre em busca de alternativas para a diminuição da geração de resíduos no processo produtivo, assim como alternativas de destinação", comenta.

    Esta consciência ambiental elevou a organização a níveis internacionais de sustentabilidade, referendados pela ISO 14001.  Fator importante para este reconhecimento foi a formação do Comitê Ambiental da Tramontina, em agosto de 2014. "Foi um marco. Centralizamos todas as informações das unidades da Tramontina em termos ambientais neste comitê, que hoje troca informações jurídicas e divide problemas e soluções dentro da companhia", ressalta.


Programa-se

O que: Meeting Empresarial, com Clovis Tramontina (Tramontina), Antonio Joaquim de Oliveira (Duratex) e Oscar Motomura (Amana-Key), na Fiema Brasil

Quando: dia 10 de abril, às 9h

Onde: Fundaparque, em Bento Gonçalves

Quanto: ingressos a partir de R$ 350.

 

Sobre a Fiema

    A Fiema Brasil – Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente – chega a sua oitava edição em 2018, agendada para ocorrer de 10 a 12 de abril, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). Com previsão de reunir 200 expositores e público visitante de aproximadamente 10 mil pessoas, está consolidada como importante encontro estratégico no segmento de gestão ambiental. Além das oportunidades de negócio, tem uma agenda concomitante de atividades voltadas para a transmissão de conhecimentos na programação de eventos do Fiemacon. Quem assina sua realização é Fundação Proamb, entidade com mais de 25 anos de atuação em soluções ambientais.




PATROCÍNIO
PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 16 ANOS, MESMO QUE ACOMPANHADOS.
Ao participar da fiema brasil 2018, VISITANTES E EXPOSITORES estão cientes e concordam que fotografias e filmagens feitas durante o evento poderão ser utilizadas pelos organizadores para promoção do setor e do evento.
 

ALAMEDA FENAVINHO, 481
FENAVINHO - CEP 95703-364
BENTO GONÇALVES - RS

FONE: +55 (54) 3055-8700
ENTRE EM CONTATO
 
REALIZAÇÃO
Proamb
Proamb
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2017
DE 10 A 12 DE ABRIL | HORÁRIO: DAS 10H ATÉ ÀS 19H | PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 16 ANOS.