Diretor(es): Taísa Trevisan
Tema: Ciência, Tecnologia e Conexões para o Futuro
Participe da 2ª edição do Conexão 8 e descubra como as cidades e organização estão se tornando mais resilientes, humanas, inovadoras e criativas.
O evento se propõe a ser um ponto de convergência entre ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de moldar um futuro resiliente e sustentável. Nesta edição, o Conexão 8 se destaca por promover políticas públicas eficazes e fomentar parcerias estratégicas, visando criar uma plataforma robusta para troca de conhecimento e inovação no cenário global.
Fortalecido pelas parcerias com a Parimpacto, ABIPIR e IFIA, a programação incluirá a 5ª InnovaCities Hal, trazendo inovações tecnológicas com reconhecimento internacional. Além disso, a conexão com a consolidada Fiema Brasil amplia o alcance do evento, garantindo uma plataforma de infraestrutura moderna para empresas e instituições que visam apresentar soluções inovadoras nas áreas de resíduos, águas, energia, e sustentabilidade.
(Sujeito a alterações)
Este painel centrará as discussões em torno de ações e políticas visionárias que os governos estão implementando para promover o desenvolvimento sustentável. O foco será em como integrar ações governamentais para fomentar soluções baseadas na natureza, resiliência e adaptação climática, desenvolvimentos de planos de contingência, planos diretor e de saneamento, com o objetivo de promover um municípios, estado e país mais Sustentável que favoreça a resiliência econômica , social e ambiental.
Este painel visa:
1: Fomentar o Conhecimento Científico e Tecnológico, através da facilitação de intercâmbio de conhecimentos sobre inovações tecnológicas essenciais voltadas para soluções de adaptação e resiliência climática, através da 5ª INNOVACITIES HALL: Mostra de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade para Cidades Humanas, Criativas, e inteligentes.
2: Fortalecimento da Pesquisa Acadêmica: Organizará palestras que destacam soluções baseadas na natureza (SBN), integrando pesquisas universitárias que exploram os impactos de desastres naturais e suas soluções, bem como soluções já existentes.
3: Adaptação e Mitigação: Professores, pesquisadores e empresas discutirão inovações para integrar a natureza nas soluções urbanas, promovendo a sustentabilidade e resiliência. As apresentações incluíram:
Cidades Inteligentes (Smart Cities): Explorando o uso de tecnologias emergentes para transformar cidades em ambientes mais conectados, eficientes e sustentáveis. Um segmento dedicado à inovação urbana e seu impacto nas cidades modernas.
Cidades Esponjas: Analisaram conceitos e práticas que permitem às cidades gerenciar melhor as águas pluviais, reduzindo riscos de inundações.
Turismo e Impactos no Desenvolvimento: Turismo Regenerativo: Discussão sobre como práticas inovadoras e políticas públicas estão impactando o setor turístico, ampliando o potencial de turismo sustentável e como isso está relacionado a resiliência climática.
Impactos sociais das catástrofes: abordará os efeitos amplos e persistentes que as catástrofes naturais infligem nas comunidades, com foco em aspectos como deslocamento populacional, desestruturação de redes sociais, impactos na saúde física e mental, aumento da desigualdade econômica, perturbações econômicas e de sustento, bem como a deterioração da infraestrutura comunitária. Especialistas discutirão estratégias de mitigação e recuperação, destacando a importância do planejamento comunitário, programas de conscientização, e redes de suporte social e psicológico.
Para ver mais edições anteriores, consulte os demais eventos.
O SETOR AMBIENTAL SE ENCONTRA AQUI