04/05/2023

Fiema começa nesta terça conectando gestão ambiental e inovação

O Pavilhão E do Parque de Eventos está na reta final dos preparativos para receber a 9ª Fiema Brasil, feira que volta ao cenário para promover conexão com a cadeia ambiental entre os dias 9 e 11 de maio. O evento promovido pela Fundação Proamb renova seu compromisso com a inovação, marca estabelecida desde 2004, quando a feira inovou ao trazer a sustentabilidade à pauta dos negócios.

Quem visitar a 9ª edição da feira terá acesso a uma série de eventos voltados a discutir e a mostrar tecnologias que levam competitividade aos negócios ao promover desenvolvimento sustentável. Isso estará em exposição tanto entre as cerca de 150 marcas presentes no evento – empresas expositoras e startups participantes da Arena de Startups, iniciativa que faz sua estreia na feira.

Nesse espaço também haverá programação com mais de 30 palestras, talks, pitchs e painéis, abordando assuntos como ESG, smartcities, transformação organizacional, liderança, inovação, economia circular e tantos outros – a programação completa está disponível em arenafiema.proamb.com.br. Entre os palestrantes, estão nomes como Sandro Magaldi, coautor do bestseller "Gestão do Amanhã"; Alexandre Weimer, mentor de vendas e marketing e CEO da A9 Performance, e líderes das empresas Dana, Mercur, Arezzo, RandonCorp, GreenThinking Project e Sistema B Brasil. O acesso a esses atrativos é gratuito, bastando inscrição prévia no site fiema.com.br para conferir ao vivo os relevantes conteúdos produzidos na Arena, espaço que também terá batalha entre 24 startups e é realizado em parceria com a marca de inovação do Sebrae, a SebraeX.

Com tantos atrativos combinados, a expectativa para a abertura da feira é bastante positiva, na avaliação do presidente da Fiema, Jonas Brevia. “Estamos muito otimistas com a realização da 9ª edição da Fiema Brasil por diversos motivos. O primeiro deles, sem dúvida, foi a adesão de expositores, quase 100 marcas participando da feira, um número que vem bem ao encontro das expectativas que traçamos com o objetivo de trazer novidades de mercado e promover negócios. Outro fator que nos deixa muito satisfeitos é a qualidade da programação técnica do Fiemacon, com Meeting Empresarial, Congresso, seminários e simpósios extremamente valiosos para a capacitação profissional. Por fim, conseguimos, também, agregar inovação à feira com a Arena de Startups. Estamos oferecendo público uma feira realmente diferenciada, cuja visitação será, sem dúvida, uma experiência transformadora. Agora, aguardamos a presença dos visitantes, prestigiando a Fiema Brasil”, diz.

FiemaCon dá vitrine ao conhecimento

Um dos grandes destaques da Fiema Brasil é a sua programação direcionada ao conhecimento, realizada dentro do FiemaCon, com diversas palestras ao longo dos três dias da feira. Nessa agenda, uma das mais concorridas é o Meeting Empresarial, painel dedicado ao mundo corporativo que traz debate com grandes líderes empresariais no dia 9. Na quinta edição do encontro, um time formado por Marco Dorna, presidente da Tetra Pak no Brasil; José Antônio Ribas Júnior, diretor executivo de Agropecuária e Sustentabilidade da JBS/Seara; e César Saut, vice-presidente Corporativo da Icatu Seguros; debatem o tema “Brasil que dá certo: Sobrevivência e Sucesso”. Convidado especial, o argentino Mario Weitz, consultor do Banco Mundial e conselheiro do Fundo Monetário Internacional, fará projeções acerca do futuro do ambiente dos negócios.

O FiemaCon também chega com novidades neste ano. Dois eventos foram agregados à programação, o 1º Simpósio Gaúcho de Recuperação Energética De Resíduos Sólidos Urbanos, no dia 9, e o 1º Seminário de Construções Sustentáveis, no dia 11. O evento ainda concentra o 7º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, que será realizado nos três dias da feira e contará com palestra de abertura do presidente das Empresas Randon, Daniel Randon, no dia 9. Além do congresso, que apresenta trabalhos acadêmicos nas áreas de recursos hídricos, resíduos sólidos, tecnologias ambientais, efluentes e águas residuárias, gases de efeito estufa e avaliação de ciclo de vida e gestão ambiental (ESG), ocorrem, no dia 10, o 7º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária e o 6º Seminário de Segurança do Trabalho, e no dia 11, 3º Seminário de Energias Renováveis. Todos os eventos do FiemaCon necessitam de ingressos, que podem ser adquiridos no site fiema.com.br.

O quê: 9ª Fiema Brasil

Quando: de 9 a 11 de maio, das 9h às 20h

Onde: Parque de Eventos (Pavilhão E), em Bento Gonçalves

Quanto: entrada franca, mediante inscrição prévia, exceto para a programação do FiemaCon