18/05/2023

Proamb e Esic diplomam alunos de MBA em Bento Gonçalves

Consolidado com o diferencial do foco na tomada de decisões, o MBA Master em Neuroestratégia e o Pensamento Transversal®, promovido com exclusividade no Rio Grande do Sul pela Fundação Proamb e pela escola de negócios espanhola Esic Business & Marketing School, fornece uma jornada transformadora para estimular o exercício do pensar.

Essa trajetória que oportuniza a alunos encontrar os caminhos para as mais precisas soluções tanto nos desafios profissionais quanto nos pessoais foi completada – e festejada – por 18 participantes das duas primeiras turmas da pós-graduação. Em meio à realização da feira ambiental promovida pela Proamb, a Fiema Brasil, eles receberam o diploma de conclusão de curso, uma maratona de 360 horas iniciada em 2019 e encerrada em dezembro de 2022, por conta das exceções da pandemia. A outorga ocorreu no dia 11 de maio.

Para o presidente da Proamb, Neri Gilberto Basso, o curso oportuniza uma formação altamente qualificada, trazendo diferenciais ao grande número de empreendedores da região. “Entendemos a necessidade de trabalhar gestores e lideranças para que vejam de forma mais ampla como funciona o ser humano. Estudamos neurociência, neuroestratégia e pensamento transversal com o objetivo de nos tornarmos inovadores em gestão, com um olhar mais abrangente sobre a vida, os negócios e as relações familiares”, explicou Basso, que também foi um dos diplomados.

O professor Alexandre Weiler, diretor acadêmico da Esic, cuja sede brasileira fica em Curitiba (PR), destacou o ineditismo da proposta do MBA, único no mercado nacional nessa concepção. “Esse MBA, passa por tudo que a gestão tradicional tem – finanças, qualidade, gestão de pessoas, produção, estratégia de negócios, comportamento do consumidor, marketing e vendas –, porém, à luz da neurociência. Em um momento que a tecnologia assume protagonismo ímpar, é um programa voltado a quem quer continuar relevante nos negócios, para gestores que precisam continuar tendo espaço no mercado e empresários que desejam alinhar suas empresas para o futuro, a fim de que possam alcançar seus objetivos”, disse o professor.

Atualmente, o MBA está em sua terceira turma em curso, com as aulas ocorrendo na sala da Proamb junto ao Bento Gonçalves Centro Empresarial.

Formados avaliam a transformação

Consultora e assessora em Terapias Integrativas, Rosane Possamai de Freitas foi a oradora da turma de formandos e avaliou o curso como parte integrante do propósito da Proamb, oportunizar um mundo melhor para as pessoas e pessoas melhores para o mundo. “É por meio do ensino, da educação e do conhecimento que se tem o poder de transformar, de fazer diferente e melhor. Na nossa região, muitas lideranças ainda pensam de modo tradicional, e esse programa é disruptivo, já que ensina que a tomada de decisão está conosco o tempo todo, e que ela precisa ser rápida e assertiva”, afirmou.

Diplomado, o administrador com especialização em Gestão Ambiental Jair Ceratti destacou a relevância na atualização de conhecimentos e comportamentos. “Na condição de gestor, ou mesmo na vida pessoal, temos que nos renovar, aprender algo novo e impactante, de maneira positiva. Foi um curso completamente disruptivo e que nos mostrou que o comando da nossa vida está na nossa mente, no cérebro. Às vezes não conseguimos enxergar isso, mas o programa nos auxiliou muito a descobrirmos formas de olhar para dentro de nós mesmos”, avaliou.

A também aluna Márcia Corti Villa justificou a opção de frequentar o curso dizendo que as pessoas precisam estar em frequente desenvolvimento. “Como gestores e seres humanos, devemos buscar sempre a evolução profissional e pessoal. O MBA me trouxe muitas lições positivas e importantes para a carreira e a vida em família, em sociedade. Foi uma troca de experiências que resultou em novos conhecimentos e habilidades em todos os sentidos, e o que aprendemos vai ser muito útil tanto dentro da empresa quanto no relacionamento com aqueles que fazem parte das nossas vidas”, frisou a gestora administrativa.

Marilza de Souza, gerente financeira, segue a linha da busca por novos conhecimentos quando fala das razões que a levaram a frequentar o MBA. “A ideia é agregar qualificações que possam impactar na nossa existência. Foi um programa que trouxe o ‘algo a mais’ que eu procurava. Fez com que eu e meus colegas passássemos a dar mais valor ao que a gente tem de informação, nos tornando pessoas melhores sob todos os aspectos”, garantiu.

LEGENDAS

Neri Basso, presidente da Fundação Proamb, entende que gestores precisam ver a vida de forma mais ampla, tanto em seus negócios quando em família

Jair Ceratti avaliou o curso promovido pela Proamb com a Esic Internacional como relevante para atualização de conhecimentos e comportamentos

Rosane Possamai de Freitas, oradora dos formandos, disse que o curso cumpre propósito da Proamb em oportunizar um mundo melhor para as pessoas e pessoas melhores para o mundo