“De acordo com a minha experiência sobre os temas relacionados à segurança do trabalho, e tendo em vista o setor produtivo primário, que engloba a agricultura e pecuária e na qualidade de diretor do 6º Seminário de Segurança do Trabalho do FiemaCon, junto aos outros colegas da Fiema Brasil 2023, optamos por abordar o assunto relacionado à segurança do trabalho das atividades produtivas do Campo.
A agroindústria brasileira, notoriamente, é um dos ‘motores’ econômicos do nosso País. E, compreende uma larga cadeia de insumos, processos, produtos, energia e pessoas, que gera riqueza e abastece o mercado nacional e internacional.
Também, o setor evoluiu em tecnologia na escala do tempo, tanto na parte instrumental e de técnicas, quanto na esfera relacionada à genética e química, em que estão compreendidos os defensivos agrícolas. Por isso, o tema que relaciona as boas práticas e a segurança no desempenho das atividades relacionadas à aplicação de produtos defensivos foi suscitado para estar sendo desenvolvido no FiemaCon.
A segurança nas operações de aplicação desses produtos é extrema importância visto que interfere diretamente na saúde dos indivíduos e do meio ambiente. Sendo assim, a orientação clara e precisa da manipulação dos defensivos agrícolas ajuda a evitar as doenças ocupacionais e a degradação dos ecossistemas. Desta forma, favorecendo a economia circular envolvida no setor agrário.”
Nesta Semana do Meio Ambiente estamos trazendo um pouco do que o espaço FiemaCon apresentará em 2023. Assuntos que apontam como transformar a preocupação ambiental em vantagem competitiva para empresas e organizações.
Acompanhe em nossos canais.
MAIS SOBRE
O SETOR AMBIENTAL SE ENCONTRA AQUI