13/05/2023

Proamb apresenta projeto de expansão para o Codema

Com atuação pioneira na oferta de serviços para o desenvolvimento sustentável, a Fundação Proamb se consolidou como a líder em soluções ambientais no Rio Grande do Sul.

Essa trajetória, construída em mais de 30 anos, foi apresentada ao Conselho de Meio Ambiente (Codema) da Federação das Indústria do Rio Grande do Sul (Fiergs), que promoveu encontro na Fiema Brasil, feira que integra os negócios da Proamb, encerrada nesta quinta-feira.

No encontro, o conselho formado por membros dos principais segmentos industriais do Estado conheceu um dos principais projetos de expansão da Proamb, previsto para ser inaugurado ainda nesta década, em Montenegro, e que comprova sua relevância na transformação.

Com investimentos na ordem de R$ 15 milhões, a Proamb vai viabilizar a maior central de disposição de rejeitos do Rio Grande do Sul, com capacidade para tratar mais de 4 milhões de m³ durante 25 anos de suas operações, começando com a instalação de uma central de disposição de resíduos. “Ela será num ponto estratégico, tendo em vista a expansão industrial da Região Metropolitana e próxima ao pólo petroquímico. É um projeto que vai se consolidar como um player estratégico para a continuidade do desenvolvimento industrial gaúcho”, disse o diretor de Operações da Proamb, Gustavo Fiorese. “Sem tratamento de resíduos das empresas, não há desenvolvimento econômico”, continuou.

O projeto, cujo estudo de impacto ambiental está aprovado e atualmente em vias de liberação da licença prévia, ocupará uma área de 46 hectares e terá também outras operações, inclusive com a proposta de ser um futuro eco park – soluções centralizadas no tratamento e recuperação de resíduos sólidos, comuns na Europa.

O Codema atua junto a fóruns de representação ambiental a fim de construir linhas de ação para aumentar a competitividade das indústrias e a preservação do meio ambiente.

MAIS SOBRE Institucional Fiema