26/01/2023

FiemaCon renova formato de seminários para aumentar interação entre palestrantes e público

A Fiema Brasil é palco de debates e soluções que dialoga com os esforços para fazer da sustentabilidade o motor de desenvolvimento dos negócios. Reconhecida como a maior e principal feira ambiental do sul do país, o encontro renova sua proposta de 9 a 11 de maio de 2023, em Bento Gonçalves, tendo na programação do FiemaCon a estratégia para transformar questões ambientais em avanço competitivo.

O braço de conhecimento da feira promovida pela Proamb está traçado para, mais uma vez, apresentar as novidades em gestão ambiental nas áreas de agronegócio, energia limpa e resíduos. E, também, trazer à tona trabalhos científicos, a aplicabilidade da segurança no trabalho e, como novidade, a discussão acerca das construções sustentáveis, além de colocar empresários diante das práticas de gestão de grandes corporações.

A programação do FiemaCon está sendo montada para ampliar a participação do público em seus eventos, de modo a incentivar a ampliação do debate em torno dos temas de cada um deles. Esse viés encontra ressonância em sua proposta: os seminários ocorrerão num formato de palestras dinâmicas. “A proposta é que os palestrantes tragam apresentações curtas, com cases e soluções focadas no tema de cada painel, com profissionais atuantes no mercado em suas respectivas áreas”, comenta o engenheiro de materiais da Proamb Diego Tarragó, coordenador do FiemaCon.

Cada seminário será composto por dois painéis com duração de 90 minutos cada um. Após as apresentações, os palestrantes permanecem no palco para uma mesa redonda entre si e com perguntas e comentários do público, fomentando um debate aprofundado sobre o tema do painel. “É uma forma de o público ser mais propositivo nas discussões e também de aproveitar a presença dos palestrantes para explorar os assuntos pertinentes dos painéis e os casos apresentados”, diz Tarragó.

Eventos estão com ingressos à venda

O primeiro dos eventos do FiemaCon será o 5º Meeting Empresarial, uma das mais disputadas atrações da programação. O encontro colocará o público diante de grandes líderes do mundo corporativo no dia 9 de maio, às 9h, a fim de discutir a “Gestão Brasil: Sobrevivência e Sucesso”.

Também no dia 9 de maio inicia a sétima edição do Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. O evento revela trabalhos à luz da ciência em três dias de programação, até o dia 11, tendo como tema “Inovação e Sustentabilidade: Desafios para um Futuro Melhor”. Ao todo, o congresso apresentará trabalhos em seis áreas temáticas – recursos hídricos; resíduos sólidos; tecnologias ambientais; efluentes e águas residuárias; gases de efeito estufa e avaliação de ciclo de vida; e gestão ambiental (ESG). Os trabalhos acadêmicos podem ser submetidos para publicação até o dia 28 de fevereiro.

Além de apresentações científicas, serão realizadas oito palestras. Neste ano, pela primeira vez o congresso será realizado de forma híbrida. Os palcos de apresentação e exposição de trabalhos ocorrerão na feira, enquanto o público poderá se conectar de maneira online para acompanhar e participar da atividade.

Outro dos mais antigos eventos do FiemaCon, o 7º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária terá dois painéis em discussão: “Mercado de créditos de carbono: oportunidades na viticultura e fruticultura de clima temperado” e os “Biodigestores para tratamento de resíduos agropecuários”. O evento ocorrerá no dia 10 de maio, entre 9h e 12:30h.

Também no mesmo dia ocorrerá o 6º Seminário de Segurança no Trabalho. “Segurança na aplicação de defensivos agrícolas” e “Normas regulamentadas na indústria” serão os tópicos previstos para o encontro, a partir das 15h30min. No dia 11, a atração do FiemaCon será o 3º Seminário de Energias Renováveis. Em discussão, a partir das 15h30min, as “Oportunidades na geração distribuída e mercado livre de energia” e a “Descarbonização do setor elétrico”.

Como novidade, o FiemaCon apresenta o 1º Seminário de Construções Sustentáveis, também no dia 11, às 9h. Serão debatidos no encontro “Certificação e boas práticas para edificações sustentáveis” e “Materiais e gestão de resíduos em construções sustentáveis”.

Outras informações sobre a programação dos eventos e também orientações para as inscrições antecipadas podem ser consultadas no site fiema.com.br/eventos/fiemacon. No mesmo portal, também é possível adquirir ingressos para todos os eventos do FiemaCon, com exceção, por ora, do Meeting Empresarial. Até o dia 09 de fevereiro, as entradas em 1º lote estarão sendo comercializadas com valores mais atrativos. Acesse e garanta sua presença desde já.

MAIS SOBRE Institucional Fiema Fiemacon